Na sessão de ontem, segunda-feira (30), o vereador Walterly Munis (Republicanos) apresentou orgulhosamente um baita projeto, que foi a criação do Dia do Rio Itapecuru em Colinas. Segundo o vereador, a PL será um marco importante para a preservação desse curso d’água. A previsão é que o dia seja celebrado ainda este ano, para ser mais preciso em dezembro. Walterly Munis é daqueles vereadores que menos trabalha pelo povo na Câmara Municipal, todavia, é o que mais gosta de mostrar-se. E, é exatamente por isso que toda hora o homem aparece filmando alguma obra do Governo do Estado ou da Prefeitura Municipal, e o pior, se intitulando o pai da criança.
É de chamar atenção a suposta preocupação do vereador em estabelecer um dia de conscientização para se trabalhar a preservação do rio Itapecuru. Entretanto, o parlamentar faz parte de um grupo político que governa o município há 19 anos, mas infelizmente até o presente momento não tomou nenhuma iniciativa para reduzir os impactos ambientais e tão menos o desmatamento e a poluição desenfreada deste rio genuinamente maranhense. Como é de conhecimento de todos, Munis usa o microfone do Poder Legislativo para defender até o indefensável, tudo em nome da fama, notoriedade, glória, poder e pela manutenção do seu mandato de vereador. Para ele, pouco importa as reais necessidades do povo, o mais importante é seguir a ordem de seus superiores, que é a de ficar calado e falar somente quando for para defender a gestão atual.
Caro parlamentar, existem coisas mais importantes para se preocupar, do que somente apanhar garrafas pets no rio. Como por exemplo: o desmatamento das margens do Itapecuru para a edificação de balneários, bares, assoreamento do córrego, a retirada de areia pelas dragas e os esgotos a céu aberto que são despejados no rio e a Prefeitura juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente não fazem nada. É muito delírio em uma só mente, achar que iniciativas como estas irão resolver o problema, somente porque estamos as portas de mais um ano eleitoral. Vereador Walterly, use a tribuna e cobre da sua prefeita e de seu governador soluções práticas para resolver o dilema, talvez assim as coisas mudarão. No entanto, eu acho pouco provável que isso aconteça, pois, todos nós lhe conhecemos muito bem.