Foi publicada nesta quarta-feira (10), pelo Instituto Econométrica, mais uma pesquisa que define os números para governador no Estado do Maranhão. O levantamento que foi encomendado pelo sistema Mirante, mostra o pré-candidato e secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB), liderando a corrida rumo ao Palácio dos Leões, nas eleições de 2026.
A organização ouviu cerca de 1.365 eleitores em todo o Estado, nos dias 3 e 6 de dezembro. É importante frisar que o levantamento tem intervalo de confiança de 95%, e margem de erro de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro cenário estimulado, o candidato apoiado pelo governador Carlos Brandão, aparece com 34,7% das intenções de votos. Já o prefeito da capital tem 27,9%. O ex-prefeito do município de São Pedro dos Crentes, aparece apenas com 17,1% e o petista Felipe Camarão figurou em último lugar com o mínimo de 8,5%.

O Instituto Econométrica também simulou a eleição sem a presença do prefeito de São Luís Eduardo Braide. Orleans Brandão aparece disparado com 44%, seguido de Bonfim com 23,7% e Felipe com apenas 13,1%. Não sabem ou não responderam somaram 10,5% e nulos 8,7%.

A cerca da expectativa de vitória, o maior percentual é do emedebista Orleans Brandão. Dos entrevistados, 40,3% disseram que acreditam que o secretário será o próximo governador do Maranhão. No entanto, para 24%, quem comandará o Estado será Braide. Outros 10,6% afirmaram que será Lahesio o eleito e 5,5% opinaram dizendo que o governador será Felipe Camarão.

Quanto a rejeição a maior é do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes. Entre os ouvidos, 24,1% afirmaram que não votam em Lahesio. Em Camarão, 23,1% garantiram que não votam. Dos que não votam em Orleans somam o mínimo de 17,7%. A menor rejeição é do prefeito de São Luís com 7,3%.

Via Redação, com atualização do Jornalista Júnior Santos.


