O Conselho Tutelar em parceria com o CRAS da cidade de Jatobá, realizou durante este mês de maio várias ações alusivas ao maio laranja. Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, foram realizadas várias palestras na área urbana e rural do município jatobaense. Na última terça-feira (23), as conselheiras tutelares Loideane, Keila e Edileusa, estiveram juntamente com a estagiária de serviço social, Ires Santos, na escola Gonçalves Dias, na rua da Escola, no povoado Cachimbos. O evento aconteceu por volta das 4h00 horas da tarde, no pátio da unidade de educação. A conselheira Loideane Dias, conversou com a nossa equipe de reportagem e falou um pouco sobre a importância das palestras de conscientização e prevenção.
Portal Opinião: Conselheira, qual a importância destas palestras?
Loideane Dias: Esta palestra é de suma importância e estamos realizando juntamente com toda a rede, para mobilizarmos a população e conscientizá-la sobre a relevância do combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 com o maio laranja, surgiu devido ao caso de uma criança chamada Araceli que foi violentada, estuprada e morta. Então 18 de maio, se tornou um dia nacional de combate, e não de comemoração, mas de combate. Estamos nas escolas e nas ruas realizando palestras, para que qualquer caso de abuso ou de exploração sexual, seja denunciado as autoridades competentes. Pois, quando nos calamos, permitimos que estas ações aconteçam. Então faça bonito e proteja as nossas crianças e adolescentes, para que elas vivam dignamente.
Portal Opinião: Estas ações aconteceram em quais localidades do município?
Loideane Dias: Nós estamos realizando em todas as escolas do município, tanto da sede como da zona rural. Com o intuito de mobilizarmos e conscientizarmos todas as crianças, adolescentes e as famílias. Estamos fazendo todos esses eventos com o apoio da rede, onde estão incluídos o CRAS e a Saúde Municipal. Realizamos ainda palestra no Projeto Proteger da Igreja Cristã Evangélica de Jatobá.
Portal Opinião: Quais suas considerações finais?
Loideane Dias: A mensagem que eu deixo, é que todos e todas façam bonito, que esta campanha possa mobilizar toda a nossa sociedade para que todos sejam colaboradores e nos ajudem a denunciar, pois lembrar é combater.
Por Jornalista Júnior Santos