Logo no início do primeiro tempo a partida começou bem disputada com Súarez buscando abrir o placar, com apenas dois minutos de bola rolando em Porto Alegre, o principal atacante do Imortal interceptou um passe de Everton Ribeiro no meio-campo e em seguida vendo Matheus Cunha adiantado, arriscou um chutaço e quase fez o gol que o eterno rei Pelé não fez. O time gremista comandado pelo ídolo Renato Gaúcho, estava aplicando uma marcação alta e forçando o erro do mengão, aos 12 minutos Villasanti roubou a bola na tentativa da construção de jogada do Flamengo, chutou firme, mas Cunha fechou o ângulo. No rebote, Luisito Súarez tentou fazer um gol de cobertura, mas a bola subiu demais e se perdeu pela linha de fundo.
Após esses primeiros minutos de pressão gaúcha, o rubro-negro carioca começou a dominar a partida, aos 21 minutos, o zagueiro Fabrício Bruno arriscou um belo chute de fora da área, mas a bola não entrou. Aos 33 minutos, o lateral-direito Wesley França de Açailândia no Maranhão, arrancou driblando os seus adversários, tocou para Bruno Henrique que estava sozinho na grande área, que tocou para Gabriel Barbosa abrir o placar. Minutos depois do gol, Everton Ribeiro saiu driblando e na grande área tentou fazer um cruzamento, a bola bateu na mão de Bruno Alves e o juiz apitou concedendo a penalidade máxima para o Flamengo. Gabigol ajeitou a bola para bater, tentou um chute colocado no cantinho, mas Gabriel Grando fez uma brilhante defesa. Em resposta a pressão dos comandados de Sampaoli, Renato Gaúcho na altura dos 40 minutos, mudou seu esquema tático com três zagueiros, colocou Ferreira no lugar de Bruno Uvini.
O segundo tempo da partida começou bem mais disputada, com grandes divididas e não tinha bola perdida. O zagueiro argentino Kannemann recebeu dois cartões amarelos após duras entradas em seus adversários e aos 14 minutos foi expulso, deixando o Grêmio com um a menos para jogar praticamente toda a metade do segundo tempo. Dessa forma, Renato não esperou muito e fez uma nova alteração, tirou Cristaldo do jogo para colocar o zagueiro Gustavo Martins. Para não correr o risco, Sampaoli tirou o garoto Wesley que estava amarelado e colocou Varela.
O Imortal com um a menos tentou buscar o empate, aos 20 minutos Ferreira recebeu passe de Carballo e chutou forte de fora da área, a bola passou a esquerda bem perto do gol. Em seguida o Flamengo respondeu com o craque Everton Ribeiro que também tentou de longe, mas Grando fez a defesa. Tocando a bola com paciência, De Arrascaeta tocou com perfeição para Thiago Maia dentro da área, que recebeu e chutou cruzado para ampliar o placar aos 23 minutos. Com o segundo gol, cerca de quatro mil torcedores fiéis do Fla, gritaram “Olé” na Arena. Os torcedores gremistas frustrados com a situação ficaram por alguns minutos em silêncio. Logo depois, o técnico argentino Jorge tirou Gabigol e colocou Pedro, que incendiou a partida com lances perigosos e quase fez o terceiro gol.
A partida terminou e o Flamengo abriu uma grande vantagem, venceu por 2 a 0 o primeiro jogo. Dessa forma, o clube da massa brasileira joga por três resultados no Maracanã: vitória, empate ou derrota por um gol. Para o Grêmio avançar para a grande final, o time precisa vencer por três ou mais gols de diferença. Uma vitória gaúcha por dois gols leva a decisão para os pênaltis. A partida de volta será no dia 16 de agosto, no estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
Por Jornalista João Vitor Santos