Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos e tomará posse em janeiro de 2025

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram

Aos 78 anos, o ex-presidente Republicano Donald Trump, venceu a eleição presidencial dos Estados Unidos e retornará ao cargo mais alto da nação. Trump ultrapassou a marca necessária de 270 votos no Colégio Eleitoral, somando até agora 279 votos e derrotando a vice-presidente Democrata Kamala Harris, que acumulou 219 votos. Segundo o portal Conexão Política, a projeção é que Trump finalize a contagem com 312 votos, fortalecendo sua vitória.

Trump tomará posse oficialmente em 20 de janeiro de 2025, em uma cerimônia tradicional realizada ao meio-dia (horário local), na capital Washington, conforme previsto pela 20ª Emenda da Constituição Americana. Este dispositivo legal estabelece a data e horário exatos para o início e término dos mandatos presidenciais, garantindo a legitimidade do evento de transição.

O juramento de posse, momento emblemático e de alto simbolismo, será supervisionado pelo presidente da Suprema Corte dos EUA, que tradicionalmente conduz o compromisso do presidente eleito. Durante o juramento, Trump deverá reafirmar seu compromisso com a Constituição dos Estados Unidos, ato que marca oficialmente o início de suas funções presidenciais para os próximos quatro anos.

A vitória Republicana foi consolidada em mais da metade dos Estados Americanos, incluindo todos os Estados considerados pêndulos, como Carolina do Norte, Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin, além de Estados tradicionalmente Republicanos e com grande peso no Colégio Eleitoral, como Texas e Ohio. Harris, por sua vez, obteve maioria em Estados fundamentais para o Partido Democrata, como Califórnia, Nova York e Illinois.

Distribuição dos votos do Colégio Eleitoral

A seguir, a relação dos Estados e votos conquistados por cada candidato, conforme projeções de redes como AP, CNN, MSNBC/NBC News, ABC e CBS:

Estados conquistados por Donald Trump (279 votos):

Alabama (9), Arkansas (6), Carolina do Norte (16), Carolina do Sul (9), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Flórida (30), Geórgia (16), Idaho (4), Indiana (11), Iowa (6), Kansas (6), Kentucky (8), Louisiana (8), Mississippi (6), Missouri (10), Montana (4), Nebraska (4 de 5), Ohio (17), Oklahoma (7), Pensilvânia (19), Tennessee (11), Texas (40), Utah (6), Virgínia Ocidental (4), Wisconsin (10) e Wyoming (3).

Estados conquistados por Kamala Harris (219 votos):

Califórnia (54), Colorado (10), Connecticut (7), Delaware (3), Distrito de Colúmbia (3), Havaí (4), Illinois (19), Maryland (10), Massachusetts (11), Minnesota (10), Nebraska (1 de 5), Nova Jersey (14), Novo México (5), Nova York (28), Oregon (8), Rhode Island (4), Vermont (3), Virgínia (13) e Washington (12).

A posse de Trump representa uma mudança significativa no cenário político, marcando o retorno do ex-presidente de direita ao cenário mundial.

Deixe um Comentário:

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais Votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Siga-nos!

+ Acessadas

Visite!
Blog do João Vitor Santos

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x