O cantor Chrystian, mais conhecido como metade da dupla sertaneja Chrystian & Ralf, morreu aos 67 anos na noite de ontem (19). A notícia foi confirmada pela família, sem citar a causa da morte – Chrystian estava internado há alguns dias em um hospital em São Paulo, por conta de uma condição não especificada.
Durante o último ano, Chrystian lutou contra uma infecção no rim, e estava se preparando para um transplante após a esposa, Key Alves, confirmar sua compatibilidade. No entanto, a preparação pré-operatória levou a complicações, e o cantor passou por um cateterismo.
Chrystian começou a cantar aos seis anos de idade, e já nos anos 1970 emplacou sucessos gravados em inglês, como “Don’t Say Goodbye” (que foi tema da novela Cavalo de Aço, da Globo). Na época, segundo a biografia do artista, as gravadoras o obrigavam a cantar em inglês e escondiam seu rosto nos materiais promocionais.
Foi na década seguinte que a dupla Chrystian & Ralf, formada junto com o irmão mais novo, alcançou o sucesso. O álbum Quebradas da Noite (1983) lançou o nome dos dois no cenário sertanejo, enquanto “Amargurado” (parceria com Tião Carreiro incluída no álbum Chrystian & Ralf, de 1985) foi o primeiro grande hit dos dois.
Seguiram-se canções marcantes como “Chora Peito” (1986), “Saudade” (1988, trilha da novela Pacto de Sangue), “Cheiro de Shampoo” (1993), “Minha Gioconda” (1996, com Agnaldo Rayol, trilha de O Rei do Gado), “Sensível Demais” (1998) e “Chovendo Estrelas” (2001).
A dupla seguiu na ativa até 2021, quando decidiram se dedicar a projetos solo. Chrystian fez uma turnê pelo Brasil, intitulada Romance, que gerou diversas gravações ao vivo em CD e DVD – o último foi 60 Anos de Estrada, lançado em maio deste ano.
O cantor tinha show marcado para o próximo sábado (22) em Franco da Rocha, em São Paulo. A apresentação foi cancelada.
Via Redação*