Foi comunicado agora a pouco que o foguete Hanbit-TLV de fabricação coreana não será mais lançado hoje, segundo a Agência Espacial Brasileira o mesmo irá ao espaço amanhã quarta-feira (21). O lançamento foi abortado por conta das condições metereológicas.
Além de testar o funcionamento do equipamento, a missão deve levar ao espaço o Sistema de Navegação Inercial (Sisnav), desenvolvido por militares brasileiros com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Com o lançamento, serão obtidos dados de voo que avaliam como o sistema se comportou em condições específicas de temperatura e pressão. Não haverá operação de resgate, pois os dados de voo serão coletados por telemetria. A carga útil pesa 20 quilos”, explicou o ministério, em comunicado.
Todas as peças e equipamentos do foguete foram trazidos da Coreia do Sul e chegaram à cidade de Alcântara, no início de dezembro. A princípio, a ideia era de que haveria transmissão ao vivo, mas agora as imagens do lançamento serão disponibilizadas após o evento, que está cercado de segredos por parte dos operadores. O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), fica localizado cerca de 30 Km da Ilha de São Luís, capital do Estado.
Por Jornalista Júnior Santos